Seja você a mudança do nosso planeta.


O site Busão de Natal e o Blog CNBUS estão juntos em mais uma campanha que desta vez não é contra os carros clandestinos e sim pelo o nosso planeta. Como estamos na semana mundial do Meio Ambiente, o site Busão de Natal e o CNBUS tem um dica muito importante.

É a fabricação de Sabão para lavar a louça. Mas vocês devem de está pensando como vamos salvar o mundo fazendo sabão? Simples, escolhemos o sabão porque a sua matéria prima é o óleo de cozinha. Detalhe o óleo deve de está usado.

Como o óleo de cozinha usado pode ser um insumo relevante na economia verde? Reutilizar o óleo de cozinha, para fazer sabão, evita danos que ocorre quando ele é descartado no ambiente. Esses danos são descritos por Ticiana Werneck11.

Cada litro de óleo despejado no esgoto tem a capacidade para poluir cerca de um milhão de litros de água. Além disso, essa contaminação prejudica o funcionamento das estações de tratamento de água. O acúmulo de óleos e gorduras nos encanamentos pode causar entupimentos, refluxo de esgoto e até rompimento nas redes de coleta.

Para retirar o produto e desentupir os encanamentos são empregados produtos químicos altamente tóxicos, o que acaba criando uma cadeia perniciosa. Fora da rede de esgoto, a presença de óleos nos rios cria uma barreira que dificulta a entrada de luz e a oxigenação da água, comprometendo assim, a base da cadeia alimentar aquática e contribuindo para  a ocorrência de enchentes.

Para isso, sugerem-se algumas receitas de sabão que utilizam o óleo de cozinha.

Receita 1
5 L de óleo de cozinha usado;
2 L de água
200 ml de amaciante;
1 Kg de soda cáustica em escama.

Colocar, com cuidado, a soda em escamas no fundo de um balde. Em seguida, adicionar a água fervendo e mexer até diluir a soda. Acrescentar o óleo e mexer. Misturar bem o amaciante. Pôr a mistura numa fôrma e cortar as barras de sabão somente no dia seguinte.


Receita 2 (Com aroma)
4 L de óleo de cozinha usado;
2 L de água;
Meio copo de sabão em pó;
1 Kg de soda cáustica;
5 Ml de óleo aromático de erva-doce ou outro a gosto.

Aqueça a água. Separar 0,5L12 para dissolver o sabão em pó. Dissolver a soda cáustica no 1,5L de água restante. Adicionar lentamente as duas soluções ao óleo e mexer durante 20min. Adicionar a essência, mexendo bem, e despejar nas fôrmas escolhidas. Desenformar apenas no dia seguinte.

Afirma Daysiellen: “O ideal é colocar esse óleo que não será mais usado em uma garrafa pet, aquelas de refrigerante, e encaminhar para a reciclagem. Atualmente, ONGs e empresas desenvolvem projetos de reutilização de óleo de cozinha, o que é bom para a economia e para a saúde do nosso planeta.”

Quem quiser fazer produzir sabão em quantidades maiores pode fazer parcerias com pastelarias e barracas de pastel de fera, para colher o óleo que normalmente é jogado fora e doar para que seja transformado em sabão de boa qualidade.
Todos os créditos das receitas para nutricionista Daysiellen Cabral de Magalhães.

Fontes das receitas acessados no dia 10 de Junho de 2010

Esperamos que tenham gostado das receitas. Agora o Busão de Natal e o CNBUS já fizeram a sua parte, agora faça a sua, se não for fazer sabão, junto todo o óleo usado e doe para a reciclagem. O planeta agradece.